Ao longo deste ano, acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram reconhecidos em diferentes premiações e competições. Produções de oito alunos do 4º ao 8º semestre nos formatos texto, áudio, vídeo e web receberam as distinções, além de trabalhos científicos.
Em setembro, Amanda Kuhn (4º semestre), Camila Santos (4º) e Luma Costa (6º) figuraram entre os quinze finalistas do concurso Primeira Pauta, promovido pelo jornal Zero Hora. A competição abrange alunos dos cursos de Jornalismo de todo o estado do Rio Grande do Sul. Os classificados tiveram direito ao Seminário Dia Primeira Pauta, um momento de formação e visitas nas instalações do Grupo RBS, em Porto Alegre (RS).
Já a aluna Mariana Hallal (8º) foi uma das trinta pessoas, entre recém-formados e estudantes do último ano de Jornalismo de todo o País, que conseguiram uma vaga na 30ª edição do Curso Estado de Jornalismo. A formação dos “Focas do Estadão” ocorreu em São Paulo (SP) de setembro a dezembro e possibilitou aos escolhidos vivenciar o dia a dia de uma redação de abrangência nacional. Além disso, a turma desenvolveu o podcast Choque da Uva, que trata de ciência no cotidiano.
Em outubro, a acadêmica Isabelli Neckel (8º) conquistou o 3º lugar nacional do Prêmio Jornalismo Cidadão, na categoria Áudio, com a reportagem “Os perigos do ciberbullying entre jovens”. Organizada pela ONG Criar Brasil e pela Petrobras, a cerimônia de premiação ocorreu no Rio de Janeiro (RJ) e agraciou estudantes e jornalistas profissionais das cinco regiões do País com troféu e valor em dinheiro.
Ainda em outubro, o aluno Jefferson Rubira (8º) teve duas apresentações de trabalho na Semana Integrada da UFPel reconhecidas como Destaques de sala. Uma delas, foi apresentada no Congresso de Iniciação Científica (CIC) e a outra no Congresso de Extensão e Cultura (CEC), no eixo temático Comunicação.
Em novembro, as conquistas vieram por meio da premiação local Caça-Talentos, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Pela primeira vez em seus 26 anos, a competição foi aberta também aos cursos de Comunicação da Federal, que levaram para casa dois troféus. Os ganhadores da categoria Projeto de Comunicação Comunitária foram Jefferson Rubira, Mariana Hallal e Marina Amaral (8º), com um projeto desenvolvido no bairro Sítio Floresta. Já na categoria Documentário, os vencedores foram Isabelli Neckel, Júlia Muller (6º) e Mariana Hallal, com o documentário “Engenho”, que trata da Estrada do Engenho e do processo de remoção que seus moradores vêm sofrendo.
Por fim, neste mês de dezembro, as estudantes Júlia Muller e Luma Costa receberam Menção Honrosa no 36º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, organizado pela OAB/RS e outras instituições de defesa dos direitos humanos. Após competir com produções de todo o Brasil, a dupla recebeu a menção na categoria Acadêmico com a reportagem “Rua é substantivo feminino: as dificuldades de uma mulher desabrigada”, que abordou histórias de vida de moradoras de rua. A entrega do certificado ocorreu em Porto Alegre (RS).
Com informações de Isabelli Neckel – Agência de Notícias Em Pauta – Curso de Jornalismo UFPel