O Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Grupo de Pesquisa “Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais”, promove, nos dias 23 e 24 de outubro, o 1º Simpósio Internacional Música e Crítica. O evento, científico e artístico, busca abordar estritamente a crítica musical, no ano em que se lembram os 80 anos do falecimento do crítico Oscar Guanabarino (1851-1937).

Seu viés científico visa estimular a divulgação de resultados de pesquisas sobre Crítica Musical, bem como promover o intercâmbio com pesquisadores que a ela se dedicam. Para tal, ocorrerão quatro palestras, a cargo dos pesquisadores Teresa Cascudo (Universidad de la Rioja, Espanha), Paulo Ferreira de Castro (Universidade Nova de Lisboa, Portugal), Maria Alice Volpe (UFRJ) e Luciana Fagundes (UFF), além de três sessões de comunicações.

O viés artístico, que alia a produção musical atual e o resgate de patrimônio cultural imaterial, está organizado em dois concertos. No primeiro, uma noite que une alunos e professores dos cursos de música da UFPel; no segundo, a récita da Fantasia Melodramática em 2 atos “A Loucura de Pierrot”, do compositor riograndino Antenor de Oliveira Monteiro (1872-1948).

O evento será realizado no Centro de Artes da UFPel e os concertos, na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP). O Simpósio faz parte das celebrações pelo centenário do Conservatório de Música de Pelotas e tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e BPP.

Outras informações estão no site do encontro.