Dando início ao conjunto de ações com vistas à crescente qualificação da pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Coordenação de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) reuniu um comitê de 14 docentes da própria Instituição para analisar os relatórios Sucupira 2015 e 2016 e emitir pareceres sobre o seu preenchimento.
O grupo foi formado por ex-coordenadores de Programas, avaliadores de áreas na CAPES e FAPERGS, gestores, todos com experiência reconhecida na Pós-Graduação.
O objetivo da ação era o de orientar os Programas no sentido de ressaltar informações que podem impactar nas avaliações, uma vez que o componente qualitativo do relatório é parte importante, juntamente com a produção dos docentes. “Nesse primeiro momento, oferecemos o apoio aos cursos com nota três e quatro na CAPES. A intenção é ampliar a abrangência para os demais Programas no próximo ano”, afirmou o coordenador de Pós-Graduação da UFPel, professor Rafael Vetromille-Castro. A iniciativa atendeu a 22 Programas.
A Coordenação de Pós-Graduação também destaca que, ainda em 2017, será oferecida oficina e consultoria para o preenchimento do relatório Sucupira/CAPES, ação que impactará no próximo quadriênio de avaliação que inicia no presente ano.
Iniciativa de apoio também fornece “checklist”
A PRPPG também contou com a colaboração do professor Rafael Ratto de Moraes, coordenador do PPG em Odontologia, o qual possui nota seis na CAPES. O professor elaborou uma “checklist” para cada uma das seções do relatório, destacando pontos importantes para avaliação.
Ambas as ações buscam qualificar ainda mais a Pós-Graduação da Instituição, explorando as competências locais dentro de uma perspectiva de solidariedade acadêmica.