Os usuários dos restaurantes universitários da UFPel têm notado a falta de alguns alimentos no cardápio e questionado a gerência dos RUs do porquê destas ausências nas refeições. Ocorre que a produção agrícola, especialmente a oriunda da agricultura familiar, que abastece os restaurantes da UFPel, está passando por um momento difícil devido ao clima.
Assim, as cooperativas que atendem aos RUs não estão conseguindo entregar todos os produtos do cronograma, principalmente os folhosos e as frutas. A dificuldade cresce ainda mais quando se trata de alimentos orgânicos, que exigem um processo produtivo especializado. A gestão dos RUs esclarece que os cardápios originais serão reestabelecidos assim que os produtores consigam voltar ao fornecimento normal.
Política adotada na UFPel chama a atenção
A experiência de incentivo à agricultura familiar praticada nos restaurantes da UFPel despertou o interesse até de pesquisadores do exterior. Foi o caso da organização alemã Pão para o Mundo, que através de um representante visitou a Universidade, conheceu os restaurantes e levou o projeto para apresentar na Alemanha.
A aquisição de produtos da agricultura familiar foi uma forma encontrada pela Universidade para direcionar recursos públicos para esse tipo de produção e gerar uma demanda frequente a esse público, gerando mais renda às famílias produtoras. No total, são 250 famílias beneficiadas pelo projeto.