Muitas universidades possuem museus de ciências ou vinculados a temas oriundos dos cursos dentro das faculdades ou institutos ou dentro dos seus campi. São equipamentos educativos e científicos inerentes e atinentes às áreas do conhecimento da Universidade que, com frequência, a ela atendem com maior evidência.

A UFPel, desde o início de 2019, explicitou e ativou a sua peculiaridade neste sentido. Há três dos seus museus no perímetro do coração histórico da cidade, formando um triângulo de presença estratégica nesta área. São eles o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg), o Museu do Doce e o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter.

A convergência desses três museus, que se encontram no entorno e ao lado da praça Coronel Pedro Osório, mostrou-se, no ano que termina, como um diagnóstico do que eles significam para a representação da Universidade na cidade, na região e em âmbitos maiores ainda.

São equipamentos culturais de primeira grandeza que estão conseguindo mostrar a dimensão expansiva do que podem fazer. Assim, ao longo das duas próximas semanas, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulgará dados que se encontram nos apontamentos gerenciais dos três.