O Núcleo Docente Estruturante – NDE retomou suas discussões na última sexta-feira, 13 de novembro, depois de vários meses inativo. As discussões agora giram entorno do novo Projeto Político Pedagógico (PPP) da FAEM.
Presentes na reunião, representando o departamento de Fitotecnia, o professor Carlos Mauch; representando o departamento de Solos, a professora Flávia Fernandes; representando o departamento de Fitossanidade, o professor Dirceu Agostinetto; representando o departamento de Eng. Rural, o professor Rogers Pereira, e como representante discente da Agronomia, o acadêmico Rafael S. da Silva. Presidiu o conselho o professor Edemar Antônio Rossetto. Se abstiveram da presença o departamento de Botânica, o departamento de Zoologia e Genética, o departamento de Matemática e Estatística, o departamento de Física, o CCQFA (Centro de Ciências Químicas, Farmaceuticas e de Alimentos), o Centro de Engenharias, o departamento de Zootecnia, o DCSA, o DCTA e o representante discente da Zootecnia.
Alguns dos pontos abordados na reunião:
Foi informado que, devido a cumprimento de prazos, o PPP já foi encaminhado para o COCEPE, porém, o mesmo deverá retornar para modificações e, ainda em 2016, entrar em vigor. A conversa desse conselho girou em torno das regras de transição de currículo. Alunos que se formarem até 20182 não precisarão migrar de currículo – aos que tardarem este prazo, serão sujeitos ás regras de transição.
Enfatizado pelo discente da Agronomia, foi solicitado que as discussões fossem ampliadas para a comunidade acadêmica. A mesa enfatizou que isso traria atrasos para o andamento do processo.
O professor Mauch salientou e justificou que, este espaço de discussão deve ser permanente, contínuo e de presença assídua pelos seus representantes.
O professor Rossetto informou que o seu mandato como Coordenador de Curso está próximo ao fim, e que será chamada eleições abertas para o cargo. Caso nenhum docente se voluntarie, o posto poderá ficar vazio, interferindo no andamento nas atividades acadêmicas do curso. Também foi informado que, brevemente o colegiado terá um portal, para que os alunos possam baixar formulários como os de trancamento de disciplina, matricula em eletivas de outros cursos, e se inteirar do andamento das discussões do NDE
Foi informado também que novas discussões do NDE serão feitas o mais breve possível.
O NDE é um órgão consultivo e não-deliberativo, que visa encaminhar sugestões a respeito das modificações no novo currículo da agronomia, a ser implementado em 2016.