A Comissão de Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIH) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) organizou uma Estação de Higiene das Mãos, no corredor de entrada do hospital nesta sexta-feira (5). Essa atividade fez parte da programação da campanha de comemoração ao Dia Mundial de Higiene das Mãos.
Durante todo o dia, colaboradores, acompanhantes e visitantes foram orientados acerca da importância que a prática correta desta ação tem na recuperação dos pacientes. Foram distribuídos 200 frascos de álcool gel e 400 flyers, informando sobre os cuidados com a higiene das mãos. Além disso, a comissão elaborou um vídeo, de uma forma divertida, que demonstra as etapas que envolvem esse cuidado, para ficar sendo reproduzido junto à televisão instalada na estação.
De acordo com o chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do hospital, Flávio Chiuchetta, todos os trabalhos publicados vêm ao encontro da higienização das mãos, como método mais eficaz e efetivo relacionado à assistência da saúde. Além disso, esse cuidado faz parte das sete metas da segurança do paciente, preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para a Daniela Siqueira, enfermeira e integrante da CCIH, o objetivo dessa campanha é que se consiga, cada vez mais, conscientizar as pessoas acerca da importância da higienização das mãos para o controle de infecções hospitalares. Ela acrescenta que essa medida deve ser seguida tanto pelos profissionais da saúde como pelos acompanhantes, pois são eles quem passam grande parte do tempo com os pacientes.
Entre as pessoas abordadas na ação, a acadêmica de medicina Carolina Santos falou sobre a relevância das orientações pois, segundo ela, as pessoas se importam tanto com o uso do jaleco e às vezes esquecem dos cuidados com as mãos.