O Centro Internacional de Equidade em Saúde da Universidade Federal de Pelotas (ICEH) disponibiliza um programa on-line gratuito para criação de gráficos do tipo equiplot – uma das formas visuais mais eficientes para representar dados de desigualdades em saúde tanto para cientistas quanto para o público em geral. O Equiplot Creator Tool, disponível no site do ICEH, facilita e amplia o uso do recurso gráfico criado, em 2012, pelo pesquisador do ICEH e docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel (PPGE), Aluisio Barros.
“O usuário só precisa entrar com os dados de análise”, explica o autor do Equiplot Creator Tool, Thiago Melo, integrante do ICEH e aluno do mestrado em epidemiologia do PPGE, sob orientação do professor Barros. “Todo o caminho que antes era feito com base em códigos de programação agora é acessível por cliques na interface do aplicativo”, completa.
Ao adaptar formas anteriores de apresentação, o professor Aluisio Barros desenvolveu uma solução visual para representar e comunicar dados de equidade a profissionais de saúde, gestores, formuladores de políticas e público em geral. O gráfico, denominado equiplot, é considerado uma das melhores formas de mostrar como as desigualdades afetam condições de saúde, por meio da comparação entre diferentes grupos em relação a um mesmo indicador – por exemplo, os índices de mortalidade infantil em diferentes grupos de renda no Brasil. O equiplot permite visualizar, ao mesmo tempo, a situação de cada grupo em relação ao indicador e a distância entre eles – o que transmite a dimensão das desigualdades.
“Com a circulação em publicações, reuniões científicas e relatórios da Organização Mundial da Saúde, um público cada vez maior passou a receber informações em equiplot e se interessar por apresentar dados dessa forma. Formou-se uma demanda crescente por uma ferramenta fácil de usar, gratuita e aberta a diferentes formatos de bancos de dados”, comenta Melo.
O Equiplot Creator Tool surge como o primeiro software gratuito a possibilitar a geração de equiplots sem exigir conhecimentos de programação. Até então, para fazer os gráficos do gênero, era preciso ter conhecimento avançado de softwares de cálculos estatísticos, como Excel e Stata. O novo software tem potencial para ser usado por estudantes, pesquisadores, universidades, equipes de serviços, secretarias e ministérios de saúde.
Técnicos da Organização Pan-Americana de Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil aplicaram a ferramenta durante treinamento em medidas de desigualdades em saúde, conduzido pelo ICEH, em novembro, em Brasília (DF). “Usamos o software para gerar gráficos de dados do VIGITEL [Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico], com ótima aceitação dos participantes”, relata um dos coordenadores do treinamento, o pesquisador do ICEH Fernando Wehrmeister. “A ideia é levar a solução para gestores e técnicos de ministérios da saúde em países de baixa e média renda, com os quais cooperamos para o monitoramento da cobertura de intervenções na área de saúde materno-infantil”, acrescenta.
O site do Equiplot Creator Tool traz um tutorial, explicando passo a passo as funcionalidades de cada recurso de edição do programa. Para saber mais, acesse aqui.