Estarão abertas, desta quinta-feira (20) até 20 de março, as inscrições de candidatos ao Comitê Articulador do Conselho de Planejamento (Coplan) da UFPel. Serão inscritas chapas para representações dos estudantes, dos docentes e dos técnico-administrativos e de outras por região dos campi, independentemente de categoria, a saber Capão do Leão, Centro-Sul e Balsa-Porto. A eleição ocorrerá de 25 a 27 de março, de forma on-line. Veja o edital em  SEI_Convocação eleições COPLAN.

Na escolha dos representantes dos segmentos, é possível se candidatar e votar em pessoas da própria categoria, como ocorre em outras instâncias da UFPel, comentou Claiton Lencina, do Núcleo para o Desenvolvimento Institucional da Proplan. “A grande novidade trazida pelo Coplan são as eleições de representantes das zonas regionais. Nelas, estudantes, professores e técnico-administrativos poderão se candidatar para representar sua zona de lotação (Balsa-Porto, Capão do Leão ou Centro-Sul), independentemente da categoria a que pertençam. Será a primeira vez na UFPel em que candidaturas e voto não serão restritos à categoria, podendo, sem impedimento algum, os eleitores das três categorias votarem entre si”, observou.

Ele ressalta a importância da ampla participação da comunidade nas candidaturas e posteriormente nas eleições dos representantes, “contribuindo para um passo essencial e histórico na escolha participativa dos rumos da UFPel”, frisou.

O Coplan

O Conselho de Planejamento da UFPel (Coplan), aprovado pela Resolução 10/2018 do CONSUN,  é uma estrutura de decisão dinâmica, horizontal e inclusiva. Constituído como órgão consultivo e propositivo da Universidade, conta com o apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

Os três Conselhos Superiores da UFPel deliberam sobre o presente e, algumas vezes, tratam do passado da instituição, mas não se caracterizam por planejar estrategicamente as ações da Universidade em médio e longo prazo. Esta lacuna existente em relação ao planejamento representa um entrave ao desenvolvimento universitário. A criação de um conselho de planejamento responsável por refletir e planejar o futuro da instituição tem como objetivo primordial preencher este hiato de modo estruturado. Por meio do Coplan, as ações de planejamento poderão ser apreciadas e desenvolvidas pela comunidade universitária e representantes externos, com ampla discussão, tornando-as assim ações institucionais socialmente referenciadas.

O Coplan tem função de emitir pareceres, avaliar, orientar e encaminhar aos conselhos deliberativos da universidade projetos e ações de planejamento e desenvolvimento, conforme a necessidade, e se constitui de um Comitê de Articulação de longa duração, e de múltiplos Grupos Temáticos de curta duração. Cada Grupo reúne integrantes selecionados por área de formação, concentração ou atuação e pode contar com membros externos à universidade. A efemeridade dos Grupos e a grande abrangência da seleção de seus integrantes, assim como a heterogeneidade da composição do Comitê, garantem que qualquer pessoa da comunidade acadêmica da UFPel possa vir a ser conselheiro de planejamento da UFPel.

O Comitê Articulador é a única instância do Conselho com funcionamento constante, sendo composto por representantes das categorias, representantes das três zonas regionais (Balsa-Porto, Capão do Leão, Centro-Sul) e da comunidade externa à universidade, totalizando onze membros titulares e seus respectivos suplentes com mandato de 24 meses.

Os Grupos Temáticos (GT) são órgãos colegiados que compõem a escala transitória do Coplan, caracterizados como estruturas de curta duração compostas por membros que tenham vínculo ou relação prévia com o(s) tema(s) pautado(s). Os GTs têm dupla finalidade: de expandir a participação das comunidades interna e externa à Universidade além de qualificar as discussões e encaminhamentos do Coplan. Estes Grupos são compostos por no mínimo 4 e no máximo 12 membros representantes das três categorias, além de representação da comunidade externa à universidade.

Para a composição do Comitê Articulador, haverá eleição de representantes das três categorias e de representes das zonas regionais. A escolha do representante da comunidade externa no Comitê será de responsabilidade do Fórum Social da UFPel.